Triénio 2020-23

A nossa missão

A Missão do Escutismo é contribuir para a educação dos jovens, atra- vés de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei Escutistas, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas são realiza- das enquanto indivíduos e desempenham um papel construtivo na sociedade.

A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho da vida em comunhão eclesial.

“Em Pista com B.P.”

      É com este lema, que queremos trilhar um caminho com todos, e assim continuar a história do Agrupamento no 0005 que a todos deve orgulhar.

É em Pista com B.-P., e à Luz do Evangelho, que o nosso testemunho é determinante, para que a missão do Escutismo se concretize e faça sentido.

Esta é uma missão, que só o trabalho em equipa, e a vontade de ser testemunho, fará toda a diferença na educação das crianças e jovens que hà 85 anos nos são confiados.

Eixos estratégicos

Apresentamos agora, os 5 eixos estratégicos sobre os quais queremos centrar a nossa ação. No seguimento de todos os contributos recolhidos, estas são sem dúvida, aquelas áreas estratégicas onde iremos debruçar todas as nossas energias.

Será com base nelas, que iremos congregar esforços junto das diferentes secções e departamentos, para promover o desígnio de melhor escutismo no nosso agrupamento e consequentemente no CNE.

Capacitação dos adultos:

1. Promover a oferta formativa direcionada às necessidades dos adultos.

2. Recrutar adultos e acompanhar processos de Percurso Inicial de Formação.

Envolvimento dos jovens:

1. Potenciar os departamentos (Fanfarra, Parque Chefe Martins, Património) de apoio à ação do Agrupamento como ferramentas pedagógicas.

2. Acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos “Desafios” da IV secção.

3. Potenciar através dos departamentos (Conjunto Flor-de Lis e Cânticos) a aprendizagem musical.

Método escutista:

1. Promover partilha de boas práticas pedagógicas entre os adultos. 2. Promover a correta implementação do método escutista.

2. Promover a correta implementação do método escutista.

Comunicação e suporte:

1. Promover a importância do escutismo junto da Comunidade.

2. Potenciar e uniformizar os canais de comunicação internos e externos. 3. Consolidar procedimentos administrativos e financeiros

3. Consolidar procedimentos administrativos e financeiros

Sustentabilidade:

1. Promover o acampamento escutista sustentável.

2. Promover o crescimento do efetivo.

3. Desenvolver uma visão e estratégia para a manutenção do Parque Chefe Martins.

4. Promover a atividade da fanfarra, para uma maior fonte de receita do Agrupamento. 5. Reorganizar espaços físicos de apoio à ação do Agrupamento.

5. Reorganizar espaços físicos de apoio à ação do Agrupamento.